De Moçambique Para Nigéria "Yaba Buluku Boys"

 

Tendo se aproximado para lançar tendas no cenário musical nigeriano com seu estilo de música com tema Amapiano, o trio de música moçambicano, DJ Tarico, Preck e Nelson Tivane, mais conhecido como Yaba Buluku Boyz, não parará tão cedo.


No final do ano passado, eles selaram o ano com uma colaboração com Mama Africa, Yemi Alade intitulada “Tell Somebody”, uma música da Effyzzie Music e Geobek Records


O trio destacou como tem sido a jornada desde que fizeram o passeio para a grandeza; nas suas palavras, “Moçambique está agora orgulhoso de nós por exportarmos música e cultura por toda a África”.


Falando em sua música de sucesso, que apresenta a estrela nigeriana vencedora do Grammy, Burna Boy, as estrelas da música disseram: “Agora estamos na liga dos principais artistas africanos”. Eles também revelaram que a influência das colaborações de música africana não pode ser subestimada e que estão abertas a mais colaborações africanas.



Abaixo, The Yaba Buluku Boyz discutem ainda mais suas opiniões sobre a música africana e seus planos futuros para se tornar uma potência na cena musical africana. O Yaba Buluku Boyz assinou contrato com a Geobek Records, uma gravadora pan-africana de propriedade de um nigeriano.


Apresente-se gentilmente



Dj Tarico – Meu nome é Tarico Caifaz Samuel Simbine. Sou produtor musical, disc jockey, artista e engenheiro de som de Moçambique. Sempre gostei de música e aos 14 anos entrei para um grupo só de garotos e de lá íamos para o Reginald Studios onde aprendi a produzir, escrever e fazer música.




Preck – Sou cantor, compositor e artista performático de Moçambique. Comecei a minha carreira em Inhambane, Moçambique. Depois me apaixonei pelo Hip-hop através de nomes como DMX, JaRule, Jay-Z e muitos outros. Inicialmente eu me propus a me tornar um rapper, mas o resto é história




Nelson Tivane – Sou cantor, compositor e performer moçambicano.



Desde o hit, o que mudou?


Muita coisa mudou, o mais importante é que a África está conhecendo os rostos por trás do hit, estamos ganhando reconhecimentos em premiações, festivais e somos tratados como as estrelas talentosas que somos.


Nosso país, Moçambique, agora se orgulha de nós por exportarmos música e cultura para toda a África.


Nossa confiança em entregar mais hits foi melhorada; estamos agora na liga dos principais artistas africanos que é o crescimento em nossas carreiras musicais.


Também aumentamos nossa base de fãs e plataformas de streaming de música e estamos mais empolgados para lançar mais músicas agora que fazem o continente se mover.


O que significa Yaba Buluku?


Yaba buluku é uma descrição de uma tendência de dança moçambicana usual feita por homens onde balançam a cintura de um lado para o outro e neste processo algo atinge as calças.


O que estiver na calça vai bater na calça, podem ser moedas ou o que você colocar na calça durante a dança, ALGO ESTÁ ATINGINDO AS CALÇAS.


O canto 'Odogwu you bad, e file fun Burna', ouvimos que não é a letra original. Qual é exatamente a letra original e o que isso significa?


A letra é;


Vala Ku I vona


Vala Ku I khoma


Vala Ku I vona


Vala Ku I khoma


Isso significa;


Eles querem vê-lo


Eles querem segurá-lo


Qual é a sua opinião sobre a música africana?


A música africana é nossa herança, nossa cultura e nosso orgulho. A música africana é uma língua que nos une, nos dá a razão para viajar pela África tocando nossa língua local e sendo aceito por todos os países africanos que visitamos.


A música africana nos fortaleceu financeiramente e nos deu a plataforma para compartilhar nossa cultura diversificada por meio de dança e shows.


Acreditamos na música africana, é por isso que estamos abertos a trabalhar com outros artistas africanos em todo o continente. Adoramos a música africana.



Como foi a sua estadia na Nigéria? Conte-nos algo interessante


A nossa estadia na Nigéria foi divertida, somos bem recebidos e tratados como artistas e as pessoas são simpáticas connosco, sentem a nossa energia e gostam de festejar connosco.


Algo interessante é o quanto somos vigiados por forças militares, isso não é normal de onde viemos, mas achamos que se aplica ao território.


Nos adaptamos à comida nigeriana, mas conseguimos fugir das refeições com pimenta hahaha, imagine comer uma comida de pimenta malagueta em uma temperatura quente e tudo é tão rápido, as pessoas andam rápido, dirigem rápido e todo mundo está com pressa para em algum lugar rs.


Uma coisa interessante que pegamos foi a primeira vez que fomos pagos em milhões de nairas, ficamos tão empolgados até convertermos o valor para nossa moeda local, então percebemos que Naira é muito na Nigéria.


Tendo trabalhado na produção com alguns artistas nigerianos, devemos dizer que o nível de produção e o compromisso são ótimos, a casa de produção e os diretores nigerianos são muito criativos para o padrão de classe mundial.


Qual é o seu momento mais embaraçoso como artistas?


Isso estaria aparecendo para uma apresentação e o microfone não estava funcionando, então tivemos que seguir o caminho acapella, felizmente os fãs sabiam a letra da música em particular que estávamos tocando.


Alguma Colaboração?


Sim! Acabamos de lançar uma colaboração com Yemi Alade (Tell Somebody) focada na unidade africana e também mais colaborações em toda a África em breve.

Sobre Publicador ADM

Suzerio Macache amador da informática, internet e tecnologia nascido aos 27 de dezembro de 1999 na provincia de inhambane na cidade de vilankulo, para mais informações contacte +258 84 728 1543.

0 Comentar :

Enviar um comentário